Os dois tipos de SEO: o on-page e o off-page, são importantes para que você alcance o ranking da primeira página nas pesquisas. Entretanto, os dois não funcionam da mesma forma. O off-page refere-se às ações de marketing externo que podem incluir ligações, citações e linkagem para outros sites.
O on-page é uma abordagem mais interna que consiste em otimizar seu site para que os mecanismos de buscas possam rastrear e indexar seu conteúdo. O SEO on-page inclui a otimização do meta tag, palavras chaves na URL, cabeçalhos H tags, imagens alt texto e muito mais!
Iremos abordar cada item e funcionalidade dessas duas formas de otimizar um site para oferecer conteúdos que posicionem bem na SERP do google.
SEO On Page também conhecido como otimização interna do site, é um processo de otimizar um site ou todo conteúdo nele existente para obter uma classificação mais elevada nos motores de busca. São técnicas usadas para melhorar a visibilidade das páginas de um site nas pesquisas ôrganicas do Google, através da crição de conteúdo de alta qualidade, com técnicas de SEO que vão desde um título bem formulado, imagens condizentes ao assunto abordado, até a velocidade do site. Mais pra frente vamos ver todas essas técnicas aplicadas de forma certa.
O SEO off page é um termo utilizado para designar os trabalhos realizados fora do site por meio de marketing digital, backlinks, links patrocinados, redes sociais, pbn, blogs e sites parceiros. É todo trabalho de divulgação que você faz do seu site na internet. Desta forma, as pessoas podem encontrar o seu conteúdo sem precisar te procurar em uma página de busca.
A diferença entre seo on-page e seo off-page é que um, são técnicas de melhoria aplicada dentro do próprio site e o outro são técnicas aplicada fora do site. SEO on-page refere-se à otimização do seu site para que os mecanismos de pesquisa possam rastreá-lo facilmente e indexar seu conteúdo. O SEO off-page consiste em fazer com que outros sites tenham um link para o seu por meio de citações, menções e backlinks. Esses links ajudam a aumentar a credibilidade do seu site com o Google, o que aumentará sua classificação para determinadas palavras-chave ao longo do tempo.
Se você deseja uma classificação mais elevada no Google para palavras-chave ou frases específicas, ambas as estratégias devem ser usadas juntas como parte de uma estratégia geral de marketing digital.
A otimização de site on page e off page é a maneira mais fácil e barata para você conquistar um lugar no topo das pesquisas, aumentando seus resultados na busca orgânica dos motores de buscas como Google, Bing, Yahoo e outros.
A diferença entre os dois é que ao fazer um trabalho bem feito no SEO off-page você poderá receber links daquelas fontes pequenas, mas consistentes, enquanto que no SEO on-page você deve focar em grandes conteúdos que o Google e os demais buscadores possam indexar.
Para que seu site receba um bom posicionamento nos mecanismos de busca, é preciso realizar SEO offpage. Desse modo, outros sites farão links para o seu site gratuitamente. O principal objetivo do SEO offpage é aumentar as visitas no seu site sem que você precise investir nesse serviço. Focar em SEO Offpage é uma ótima forma de gerar uma boa quantidade de tráfego para o seu site sem passar por grandes desperdícios financeiros. Assim, você consegue atrair muitos visitantes para o seu site e, por consequência, gerar tráfego de qualidade.
Embora tanto SEO on page como off page têm o objetivo de dar acesso adequado para diferentes ferramentas de pesquisa, há uma diferença entre os dois. Afinal, um processo é feito na sua página enquanto o outro se refere à ativos que não estão apenas nas suas páginas mas em outros sites que você tem parcerias ou enlaces.
O SEO off-page é importante porque ele contribui para que seu site esteja no topo da lista dos resultados de pesquisa. Assim, cada vez que alguém pesquisa qualquer coisa relacionada ao seu conteúdo em sites como Google e Bing por exemplo, ele aparece entre os primeiros resultados.
11 maneiras simples de aplicar boas práticas de seo off page para o seu site:
Saiba que SEO off-page é uma estratégia de marketing digital que os seus concorrentes talvez não estejam usando. Você pode aumentar as possibilidades do seu site se aparecer nos primeiros lugares dos resultados de busca, o que torna mais possível atrair os consumidores para seu negócio. Ponha em prática o SEO off-page e torne-se conhecido por toda a web!
O principal benefício do SEO Off page é o fato de que ele trabalha para você 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele faz isso através de uma estratégia que envolve o trabalho em rede para gerar maior visibilidade e alcance do seu site.
Listamos 9 benefícios para você melhorar otimização off-page do seu site:
É importantíssimo criar um bom texto, com uma boa estrutura (conteúdo, títulos e subtítulos), boas imagens, ótimo uso de palavras-chave, porém sem repetição.
SEO on page é extremamente importante para o desenvolvimento do seu site, pois ele faz com que os mecanismos de busca consigam encontrá-lo facilmente. Esses sistemas criaram um algoritmo chamado de “RankBrain”, que examina o conteúdo e a forma como ele é indexado para determinar quais são os sites mais relevantes.
Aumentando o SEO On-page para seu site significa que você está garantindo que os mecanismos de pesquisa (como Google) terão uma bússola para encontrar seu site. Através do Marketing de conteúdo você consegue publicar textos de qualidade, esse trabalho vai converter seus visitantes em leads chave para o seu negócio. Além disso, quem sabe conseguir alguns links “diretos” para o seu site, isso vai ajudar você a alcançar um topo orgânico nos resultados do Google.
Caso você não tenha experiência em criar bons conteúdos ou mesmo otimizar a estrutura interna das suas páginas, recomendamos que procure profissionais de seo ou agências especializadas no serviço.
Saiba que um tema leve e mais clean pode melhorar a velocidade do site e isso influência diretamente na performace dele nos mecanismos de busca. Você pode medir a valocidade do seu site através do Google pagespeed ou pelo Web.dev.
Ultilize apenas um H1 na página, este deve ser o título principal do conteúdo e não deve ultrapassar os 66 caracteres. Lembre-se, o h1 é como um pergunta ou uma afirmação, e sua resposta deve aparecer no primeiro parágrafo.
Use H2 nos demais parágrafos, dê preferência por usar um H2 a cada 120 palavras ou menos. O H2 é um completo ou uma resposta do H1. O H3 geralmente é um complemento do H2. Os demais headlines são usados para indentar os argumentos dos principais headlines H2 e H3.
As imagens são fatores fundamentais para ajudar seu conteúdo a ranquear bem nos motores de buscas. Como é dito, uma imagem vale mais que 1000 palavras. Dê preferência por usar uma imagem a cada subtítulo(os headlines). Sabemos o quanto é díficil e até chato procurar ou produzir imagens para agregar no conteúdo, porém, é imperativo que você faça. Um artigo com muitas imagens tornar o texto mais atraente e fácil de ler.
Use um texto alternativo(o atributo alt) nas imagens. Use uma palavra chave principal em uma das imagens e nas demais palavras alternativas à palavra principal.
Sempre que possível use também o atibuto title, descrição e legenda nas imagens. Quanto mais atributo uma imagem tiver, melhorar será para o compreensão do Google sobre o assunto abordado.
Não esqueça de atualizar periodicamente seus assuntos
Não esqueça de atualizar periodicamente o conteúdo do seu site
Encha as páginas com informações relevantes para o usuário e não desnecessárias
Não copie dados, informações e textos – crie seu próprio conteúdo
Faça com que outros sites tenham um link para o seu por meio de citações, menções e backlinks
Otimizar seu site para que os mecanismos de pesquisa possam rastreá-lo facilmente.